37 3229 4700 • 3229 4714

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ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

  • Informações Pacientes/Visitantes

DEVERES

  1. O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde;
  2. O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de informar mudanças inesperadas em seu estado de saúde para os profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
  3. O paciente e seus acompanhantes têm o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição tratando-os com cortesia.
  4. O paciente e seus acompanhantes têm o dever de zelar pelas propriedades do hospital, colocados à sua disposição para o seu conforto e tratamento;
  5. O paciente e seus acompanhantes têm  o dever de respeitar  a lei antifumo, que dispõe sobre a  obrigatoriedade de não consumir cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno no hospital;
  6. O paciente e seu responsável legal deverão  arcar com as despesas  hospitalares  decorrentes  de sua  internação ou  atendimento ambulatorial; mediante glosa  ou  simulações  de  conflito  com  seu  Plano  de  Saúde,  seguradora  ou empresa, comprometendo a negociar diretamente com os mesmos e isentando o Hospital de qualquer responsabilidade.

 

DIREITOS

  1. O paciente tem o direito de receber um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo, diagnóstico ou qual quer outra forma de preconceito;
  2. O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome completo e data de nascimento;
  3. O paciente tem o direito de receber informações claras, simples e compreensíveis adaptadas a sua condição cultural - sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento     proposto;
  4. O paciente tem o direito de recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa;
  5. O paciente tem o direito de acesso às contas hospitalares referentes às despesas particulares do seu tratamento e estadia, de acordo com as rotinas institucionais, bem como de indicar um responsável financeiro, comunicando o hospital sobre qualquer alteração nessa indicação;
  6. O paciente tem o direito de conhecer as normas e regulamentos do funcionamento do hospital.

 

VISITAS

  • Apartamento >>  01 Acompanhante  >> 02 Visitantes  de 9:00 as 21:00
  • Enfermaria     >>  01 Acompanhante  >> 01 Visitante de 9:00 as 21:00
  • CTI-A - De 09:00 às 10:00
    • (Boletim Médico) 02 Visitantes
    •  De 15:00 às 15:30 04 Visitantes
    •  De 20:00 às 20:30 02 Visitantes
  • CTI-B - De 10:00 às 11:00
    • (Boletim Médico) 02 Visitantes
    •  De 16:00 às 16:30 04 Visitantes
    •  De 20:00 às 20:30 02 Visitantes

 

  • O horário de visitas será diariamente e a quantidade de visitantes deve ser respeitada conforme os critérios acima.
  • Durante a permanência nas dependências do Hospital, é obrigatório o uso do crachá de identificação em local visível. Após a visita, devolva o crachá de identificação na portaria, para que seja liberada a entrada de outro visitante.
  • O término do horário de visita e da troca de acompanhantes é às 21:00.
  • Não é permitida a entrada e permanência de crianças menores de doze anos.

 

REFEIÇÕES

  • Horário
  • Café da manhã  >>>  07h15
  • Almoço              >>> 11h00
  • Café da tarde    >>>  14h00
  • Jantar                >>>  17h00

 

TRANSFERÊNCIAS:

  • Caso o paciente seja transferido para o CTI, (Centro de Tratamento Intensivo), o acompanhante deverá liberar o apartamento no prazo de 30 minutos , levando consigo todos os seus pertences, evitando a cobrança de diárias extras.

 

ALTA HOSPITALAR

  • As diárias vencem às 12h. Ao receber alta, os clientes e acompanhantes deverão se dirigir a recepção para administrar a alta hospitalar.
  • Os mobiliários devem permanecer dentro dos quartos, sendo expressamente proibida a transferência de mesas, poltronas, etc. para o corredor.
  • O hospital se reserva no direito de cobrar os danos causados em seu patrimônio pelos clientes, acompanhantes e visitantes.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Sempre que precisar, chame a equipe de enfermagem pela campainha localizada ao lado do leito ou comunique-se com o posto de enfermagem do andar.
  • O hospital não se responsabiliza por pertences deixados nas acomodações pelos clientes e acompanhantes, nem pelos veículos estacionados em suas dependências e imediações.
  • É expressamente proibido fumar nas dependências físicas do hospital.
  • O hospital permite assistência religiosa aos clientes internados mediante comunicação prévia. A capela encontra-se localizada no 3˚ andar.
  • Mantenha o Silêncio no ambiente hospitalar! O silêncio é  fundamental para a promoção de um ambiente calmo e confortável, favorecendo a recuperação dos clientes internados.
  • Em caso de dúvidas ou dificuldades relacionadas ao atendimento prestado, solicite a presença da coordenação ou supervisão de enfermagem.

 

 

  • Procedimentos para internação

O Hospital Santa Lúcia disponibiliza orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. Para que a cirurgia transcorra com tranquilidade, são necessários alguns cuidados.

 

Documentos necessários

  • Os seguintes documentos devem ser entregues na recepção:
  • RG ou documento com foto.
  • Cartão do convênio.
  • Pedido médico assinado, carimbado e com CRM.
  • Termo de consentimento Informado preenchido pelo, assinado pelo médico e paciente. Este documento deve ser devidamente lido e preenchido pelo paciente e seu médico antes da internação. Qualquer dúvida relacionada ao seu preenchimento entre em contato com o médico.
  • Todos os exames recentes para possível consulta da equipe médica durante a cirurgia. Avaliação cardiológica ou outras avaliações que o médico tenha pedido anteriormente.
  • Para menores de idade, além do documento do paciente, deve ser apresentado o RG ou documento com foto do maior responsável.

 

Importante:

  • Jejum: é definido de acordo com a idade do paciente e pode variar de duas a oito horas. Este item será informado previamente pelo seu médico.
  • Tricotomia: é a remoção dos pelos no local da cirurgia, necessário para diminuir o risco de infecção. Deve ser realizada pela equipe de enfermagem, conforme prescrição médica, após a internação.
  • Banho: deve ser realizado em sua residência e no Hospital no dia da cirurgia, utilizando produtos de higiene de sua preferência. Evite o excesso de cremes e óleos na pele.
  • Unhas: esmaltes devem ser removidos.
  • Cabelos: caso os lave, é importante secá-los bem antes da cirurgia.
  • Adornos (relógio, aliança, anéis, pulseiras e colares): devem ser retirados e entregues para os seus familiares.
  • Prótese dentária: deve ser retirada e colocada em recipiente fornecido pela enfermagem.
  • Medicamentos: Trazer todos os medicamentos de uso contínuo.
  • Vestuário: roupas confortáveis e fáceis de vestir, como pijamas (de preferência, com abertura na frente), chinelo antiderrapante e/ou outros itens que proporcionem conforto.
  • No dia do procedimento cirúrgico: Chegar ao Hospital Santa Lúcia com duas horas de antecedência. Em casos excepcionais, o médico informará sobre o horário de chegada ao Hospital Santa Lúcia.
  • Ao chegar ao Hospital, dirija-se à Recepção para iniciar o processo de internação;
  • Eventualmente, o apartamento destinado ao paciente poderá estar indisponível no horário da chegada. O será encaminhado ao bloco cirúrgico para realização do procedimento enquanto seus acompanhantes serão encaminhados à recepção no Nono andar, onde aguardarão a liberação do leito. Esse procedimento, comum à maioria dos hospitais, garante o conforto do paciente e seu acompanhante.
  • Após a internação, a equipe de enfermagem providenciará todos os procedimentos necessários para tranquilidade e segurança do paciente.

 

Pré-Internação:

O Hospital Santa Lúcia disponibiliza  o cadastro e orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. O funcionamento da Pré Internação é de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 18:00 horas.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone: (37) 3229-4700 , ramais 4703 /4704 /4702  .

 

Alta Hospitalar

  • No momento da alta hospitalar, lembre-se:
  • Confira os seus pertences para se certificar de que não esqueceu nada.
  • Leve para casa os exames de imagens realizados no Hospital Santa Lúcia, que podem ser requisitados na própria unidade de internação para o profissional de enfermagem.

 

 

  • Orientações para Cirurgia Eletiva

1 - Clientes com plano de Saúde

  • De posse do pedido médico, dirigir-se ao seu convênio para autorizar a guia de internação;
  • Com a guia de internação autorizada, comparecer a Recepção do Hospital Santa Lúcia para confirmação dos documentos referente a cirurgia e realização do cadastro da pré-internação;
  • Caso o seu convênio não possua sede em Divinópolis, dirigir-se à Recepção do Hospital Santa Lúcia com pedido médico de internação, carteira do plano de saúde, documento de Identidade para a Central de Autorizações do Hospital Santa Lúcia providencie a autorização.
  • Em caso de dúvidas ligar para (37) 3229-4700 ramal 256 para orientações.

 

2 - Risco Anestésico

  • Agendar o seu horário através do telefone 37 3229 4715 nos dias úteis de 08:00 às 17:00 hs.
  • No dia da consulta, apresentar os resultados dos exames solicitados pelo médico responsável pela realização da cirurgia.

 

3 - Risco Cirúrgico

  • Agendar o horário com o seu Cardiologista ou solicitar informações através do telefone: (37) 3229-4700.

 

4 - Internações

Providencias os documentos listados:

  • Documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF) do paciente e Carteira do convênio.
  • Documentos pessoais do responsável pela internação (Carteira de Identidade e CPF).
  • Certidão de nascimento para crianças e adolescentes e Carteira de Identidade.
  • Consentimento informado, preenchido junto com o médico assinado pelo médico e paciente;
  • Consulta pré-anestésica
  • Resultados recentes dos exames pré-operatórios, exames laboratoriais e de imagem
  • Relação de Medicamentos em uso
  • Roupas confortáveis e fáceis de vestir, como camisas , pijamas e chinelos.

 

Importante

  • A Internação somente será concluída com a Guia de Internação Autorizada e Termos de Consentimento assinado pelo Médico e paciente.
  • O Hospital Santa Lúcia não trabalha com reserva de leito.
  • A realização de pré-cadastro (pré-internação) agiliza a sua internação, mas não esta vinculada à liberação de um leito no ato da internação. Os leitos serão disponibilizados após as altas hospitalares do dia.
  • No caso de transferência do paciente para a CTI, o acompanhante deverá desocupar o apartamento;
  • No caso de acomodação em enfermaria no Hospital Santa Lúcia, é permitido um acompanhante por paciente.

 

 

Orientações para visita CTI

 

ALERTA

O Hospital Santa Lúcia não solicita depósitos bancários para realização de qualquer procedimento.

Em caso de dúvidas, procure pessoalmente a recepção ou a supervisora de enfermagem do CTI.

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