- Informações Pacientes/Visitantes
DEVERES
- O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde;
- O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de informar mudanças inesperadas em seu estado de saúde para os profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- O paciente e seus acompanhantes têm o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição tratando-os com cortesia.
- O paciente e seus acompanhantes têm o dever de zelar pelas propriedades do hospital, colocados à sua disposição para o seu conforto e tratamento;
- O paciente e seus acompanhantes têm o dever de respeitar a lei antifumo, que dispõe sobre a obrigatoriedade de não consumir cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno no hospital;
- O paciente e seu responsável legal deverão arcar com as despesas hospitalares decorrentes de sua internação ou atendimento ambulatorial; mediante glosa ou simulações de conflito com seu Plano de Saúde, seguradora ou empresa, comprometendo a negociar diretamente com os mesmos e isentando o Hospital de qualquer responsabilidade.
DIREITOS
- O paciente tem o direito de receber um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo, diagnóstico ou qual quer outra forma de preconceito;
- O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome completo e data de nascimento;
- O paciente tem o direito de receber informações claras, simples e compreensíveis adaptadas a sua condição cultural - sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto;
- O paciente tem o direito de recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa;
- O paciente tem o direito de acesso às contas hospitalares referentes às despesas particulares do seu tratamento e estadia, de acordo com as rotinas institucionais, bem como de indicar um responsável financeiro, comunicando o hospital sobre qualquer alteração nessa indicação;
- O paciente tem o direito de conhecer as normas e regulamentos do funcionamento do hospital.
VISITAS
- Apartamento >> 01 Acompanhante >> 02 Visitantes de 9:00 as 21:00
- Enfermaria >> 01 Acompanhante >> 01 Visitante de 9:00 as 21:00
-
CTI-A - De 09:00 às 10:00
- (Boletim Médico) 02 Visitantes
- De 15:00 às 15:30 04 Visitantes
- De 20:00 às 20:30 02 Visitantes
-
CTI-B - De 10:00 às 11:00
- (Boletim Médico) 02 Visitantes
- De 16:00 às 16:30 04 Visitantes
- De 20:00 às 20:30 02 Visitantes
- O horário de visitas será diariamente e a quantidade de visitantes deve ser respeitada conforme os critérios acima.
- Durante a permanência nas dependências do Hospital, é obrigatório o uso do crachá de identificação em local visível. Após a visita, devolva o crachá de identificação na portaria, para que seja liberada a entrada de outro visitante.
- O término do horário de visita e da troca de acompanhantes é às 21:00.
- Não é permitida a entrada e permanência de crianças menores de doze anos.
REFEIÇÕES
- Horário
- Café da manhã >>> 07h15
- Almoço >>> 11h00
- Café da tarde >>> 14h00
- Jantar >>> 17h00
TRANSFERÊNCIAS:
- Caso o paciente seja transferido para o CTI, (Centro de Tratamento Intensivo), o acompanhante deverá liberar o apartamento no prazo de 30 minutos , levando consigo todos os seus pertences, evitando a cobrança de diárias extras.
ALTA HOSPITALAR
- As diárias vencem às 12h. Ao receber alta, os clientes e acompanhantes deverão se dirigir a recepção para administrar a alta hospitalar.
- Os mobiliários devem permanecer dentro dos quartos, sendo expressamente proibida a transferência de mesas, poltronas, etc. para o corredor.
- O hospital se reserva no direito de cobrar os danos causados em seu patrimônio pelos clientes, acompanhantes e visitantes.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
- Sempre que precisar, chame a equipe de enfermagem pela campainha localizada ao lado do leito ou comunique-se com o posto de enfermagem do andar.
- O hospital não se responsabiliza por pertences deixados nas acomodações pelos clientes e acompanhantes, nem pelos veículos estacionados em suas dependências e imediações.
- É expressamente proibido fumar nas dependências físicas do hospital.
- O hospital permite assistência religiosa aos clientes internados mediante comunicação prévia. A capela encontra-se localizada no 3˚ andar.
- Mantenha o Silêncio no ambiente hospitalar! O silêncio é fundamental para a promoção de um ambiente calmo e confortável, favorecendo a recuperação dos clientes internados.
- Em caso de dúvidas ou dificuldades relacionadas ao atendimento prestado, solicite a presença da coordenação ou supervisão de enfermagem.
- Procedimentos para internação
O Hospital Santa Lúcia disponibiliza orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. Para que a cirurgia transcorra com tranquilidade, são necessários alguns cuidados.
Documentos necessários
- Os seguintes documentos devem ser entregues na recepção:
- RG ou documento com foto.
- Cartão do convênio.
- Pedido médico assinado, carimbado e com CRM.
- Termo de consentimento Informado preenchido pelo, assinado pelo médico e paciente. Este documento deve ser devidamente lido e preenchido pelo paciente e seu médico antes da internação. Qualquer dúvida relacionada ao seu preenchimento entre em contato com o médico.
- Todos os exames recentes para possível consulta da equipe médica durante a cirurgia. Avaliação cardiológica ou outras avaliações que o médico tenha pedido anteriormente.
- Para menores de idade, além do documento do paciente, deve ser apresentado o RG ou documento com foto do maior responsável.
Importante:
- Jejum: é definido de acordo com a idade do paciente e pode variar de duas a oito horas. Este item será informado previamente pelo seu médico.
- Tricotomia: é a remoção dos pelos no local da cirurgia, necessário para diminuir o risco de infecção. Deve ser realizada pela equipe de enfermagem, conforme prescrição médica, após a internação.
- Banho: deve ser realizado em sua residência e no Hospital no dia da cirurgia, utilizando produtos de higiene de sua preferência. Evite o excesso de cremes e óleos na pele.
- Unhas: esmaltes devem ser removidos.
- Cabelos: caso os lave, é importante secá-los bem antes da cirurgia.
- Adornos (relógio, aliança, anéis, pulseiras e colares): devem ser retirados e entregues para os seus familiares.
- Prótese dentária: deve ser retirada e colocada em recipiente fornecido pela enfermagem.
- Medicamentos: Trazer todos os medicamentos de uso contínuo.
- Vestuário: roupas confortáveis e fáceis de vestir, como pijamas (de preferência, com abertura na frente), chinelo antiderrapante e/ou outros itens que proporcionem conforto.
- No dia do procedimento cirúrgico: Chegar ao Hospital Santa Lúcia com duas horas de antecedência. Em casos excepcionais, o médico informará sobre o horário de chegada ao Hospital Santa Lúcia.
- Ao chegar ao Hospital, dirija-se à Recepção para iniciar o processo de internação;
- Eventualmente, o apartamento destinado ao paciente poderá estar indisponível no horário da chegada. O será encaminhado ao bloco cirúrgico para realização do procedimento enquanto seus acompanhantes serão encaminhados à recepção no Nono andar, onde aguardarão a liberação do leito. Esse procedimento, comum à maioria dos hospitais, garante o conforto do paciente e seu acompanhante.
- Após a internação, a equipe de enfermagem providenciará todos os procedimentos necessários para tranquilidade e segurança do paciente.
Pré-Internação:
O Hospital Santa Lúcia disponibiliza o cadastro e orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. O funcionamento da Pré Internação é de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 18:00 horas.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone: (37) 3229-4700 , ramais 4703 /4704 /4702 .
Alta Hospitalar
- No momento da alta hospitalar, lembre-se:
- Confira os seus pertences para se certificar de que não esqueceu nada.
- Leve para casa os exames de imagens realizados no Hospital Santa Lúcia, que podem ser requisitados na própria unidade de internação para o profissional de enfermagem.
- Orientações para Cirurgia Eletiva
1 - Clientes com plano de Saúde
- De posse do pedido médico, dirigir-se ao seu convênio para autorizar a guia de internação;
- Com a guia de internação autorizada, comparecer a Recepção do Hospital Santa Lúcia para confirmação dos documentos referente a cirurgia e realização do cadastro da pré-internação;
- Caso o seu convênio não possua sede em Divinópolis, dirigir-se à Recepção do Hospital Santa Lúcia com pedido médico de internação, carteira do plano de saúde, documento de Identidade para a Central de Autorizações do Hospital Santa Lúcia providencie a autorização.
- Em caso de dúvidas ligar para (37) 3229-4700 ramal 256 para orientações.
2 - Risco Anestésico
- Agendar o seu horário através do telefone 37 3229 4715 nos dias úteis de 08:00 às 17:00 hs.
- No dia da consulta, apresentar os resultados dos exames solicitados pelo médico responsável pela realização da cirurgia.
3 - Risco Cirúrgico
- Agendar o horário com o seu Cardiologista ou solicitar informações através do telefone: (37) 3229-4700.
4 - Internações
Providencias os documentos listados:
- Documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF) do paciente e Carteira do convênio.
- Documentos pessoais do responsável pela internação (Carteira de Identidade e CPF).
- Certidão de nascimento para crianças e adolescentes e Carteira de Identidade.
- Consentimento informado, preenchido junto com o médico assinado pelo médico e paciente;
- Consulta pré-anestésica
- Resultados recentes dos exames pré-operatórios, exames laboratoriais e de imagem
- Relação de Medicamentos em uso
- Roupas confortáveis e fáceis de vestir, como camisas , pijamas e chinelos.
Importante
- A Internação somente será concluída com a Guia de Internação Autorizada e Termos de Consentimento assinado pelo Médico e paciente.
- O Hospital Santa Lúcia não trabalha com reserva de leito.
- A realização de pré-cadastro (pré-internação) agiliza a sua internação, mas não esta vinculada à liberação de um leito no ato da internação. Os leitos serão disponibilizados após as altas hospitalares do dia.
- No caso de transferência do paciente para a CTI, o acompanhante deverá desocupar o apartamento;
- No caso de acomodação em enfermaria no Hospital Santa Lúcia, é permitido um acompanhante por paciente.
Orientações para visita CTI